10 atitudes explicadas de violência sutil contra a mulher:

“Não podemos chamar de meu amor alguém que nos fere e nos causa sofrimento, pois o amor não dói.” 

Gaslighting ou gas-lighting é uma forma de abuso psicológico no qual informações são distorcidas, seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade.

A vítima de violência psicológica passa anos se culpando, se questionando e escondendo a realidade de todos e principalmente si mesma.

Nem tudo deve ser aturado e suportado por amor e muitos homens alegam que são do jeito que são e não vão mudar.

Acredite! Na maioria dos casos não mudam mesmo! É muito importante que as mulheres entendam isso.

Quando se sofre violência física é mais fácil conseguir sair da situação, pois outras pessoas acabam interferindo para alertar a vítima. Já a violência psicológica é muito mais complicada, pois faz a vítima se sentir culpada.

Seguem 10 atitudes de violências sutis para que você entenda que fazem parte de um repertório de agressão que nenhuma mulher deve aceitar:

1- Ele quer te fazer achar que é louca quando não encontra desculpa para uma mentira que te contou.

Exemplo comum: Ele fez algo escondido de você, saiu do trabalho e desapareceu por várias horas, não avisou nada a você, desligou o celular para não ser incomodado. Ao chegar em casa muitas horas depois,  fica nervoso ao ser questionado e diz que te avisou (ele dará uma data e até horário do aviso fictício), faz cara de espanto e se passa por ofendido por você não se lembrar.

Como é impossível se lembrar de algo que nunca aconteceu e ao mesmo tempo o teatro dele é convincente você questiona a SUA sanidade. Essa é uma forma descarada de culpar a mulher por um comportamento errado. O sentimento de culpa dele em mentir  é inexistente nesses casos, e ao agir assim ele tem a certeza de que a esposa é alguém manipulável.


2 – Ele te deixa falando sozinha quando você questiona gastos financeiros sem explicação.

Por mais que vocês dividam as contas, se o dinheiro dele está desaparecendo sem explicações aparentes, entenda, você não faz parte de nenhum planejamento financeiro dele. A falta de satisfação por parte dele certamente te deixa fora do que realmente importa para ele. Ele também inventará mais culpas para jogar em você, e brincará com acontecimentos, distorcendo-os para te fazer parecer louca. A culpa disso também será sua.


3 – Datas importantes para você como aniversários, dia dos namorados e aniversário de relacionamento, são completamente ignoradas por ele.

Ele SABE que essas coisas são importantes pra você, porém faz questão de ignorar, e ainda ri da sua chateação pelo esquecimento dele. Essas coisas ferem, pois você se sente sem importância. Socialmente é feio ficar cobrando do outro que se lembre de você, então você engole para não parecer carente. A culpa será da sua carência, entenda, a culpa sempre será sua. Mas ele sempre se lembrará do aniversário dos parentes e amigos dele e fará questão de comentar com você sobre os presentes que pretende comprar para eles ou comemorações que pretende ir. Explique a você mesma por que ainda está com esse homem.


4 – Reclama sutilmente de tudo que você faz, comida, limpeza da casa, cuidados com os filhos

Tudo que você faz tem algum tipo de defeitinho, a comida não tem sal, ou as roupas não estão do jeito que ele gosta, mesmo que seja a diarista que faça as coisas, mesmo que você trabalhe duro em seu emprego, sempre existe uma reclamação sobre suas responsabilidades. Aliás as responsabilidades da casa e criação dos filhos são só suas.


5- Você sabe que algo está muito errado, mas nunca consegue expressar exatamente o que, nem para si mesma.

Quando somos amados conseguimos sentir a energia da pessoa emanando o amor por nós, e quando não somos, também sentimos, nos sentimos mal por estar do lado de alguém que não nos faz bem, porém não conseguimos entender nossos sentimentos e ficamos confusos, afinal não é lógico estar casado com alguém que não nos ama.


6 – Você não entende porque, com tantas coisas  boas na sua vida, você não está feliz.

Aparentemente sua vida é boa, se observada de fora, mas dentro de casa, entre quatro paredes o desprezo impera. Cada um em um cômodo da casa. O smartphone se torna muito mais interessante, a televisão se torna muito mais interessante, enfim, a intimidade, a amizade, o prazer de uma boa conversa não existem, e quando você tenta se aproximar é vista como chata, maluca e grudenta, e acaba se sentindo assim mesmo. Se sente insegura e acha que não consegue fazer nada certo.


7 – Você frequentemente cria desculpas para justificar o comportamento do seu parceiro para seus amigos e sua família (ou até para si mesma).

Ele te coloca para baixo e todos percebem o quanto você está mudada, perdeu o vigor e a energia que sempre foram características suas. Mas ele não te bate, não grita com você, apenas te ignora, critica e põe pra baixo dentro de casa. Dificuldades financeiras sem solução, e ele não quer saber de fazer planos para o futuro, conversar, sair com você para se divertir, enfim sua casa e família parecem não ter vida nem vigor.


8 – Você duvida de si mesma e acha que é sensível demais

 chorou na presença dele por causa de alguma grosseria que ele disse? Logo depois ele alega que você é uma manteiga derretida que faz drama por qualquer coisa. Te agrada para te acalmar e faz você se sentir uma idiota e ele o bonzinho da relação? Tome cuidado com isso.


9 – Desqualifica as suas relações afetivas: Ou seja, amigos ou família “não prestam”.

Se você ouve coisas do tipo: “Sua família não gosta de você”, “Suas amigas são vagabundas e você não deve andar com elas”.
Fica clara a vontade dele de te isolar do mundo.


10 – Critica o seu corpo de forma ofensiva, e considera como uma “brincadeira”.

“Esse vestido ficou bom, mas te deixa um pouquinho gorda, ressalta muito a barriguinha”. “Porque você não usa maquiagem igual a fulana?”. “Ficaria bem melhor”. ” Tenho nojo do seu corpo caído às vezes”.
Jamais permita que alguém te fira com essas palavras. Nunca permita que sua autoestima seja colocada contra a parede com frases assim. Uma mulher é muito mais que um corpo ou maquiagem. Ter o amor de uma mulher é um grande privilégio e todos devem se sentir gratos por serem amados por uma mulher.

Quem ama nunca ri ao ver o outro triste ou rebaixado. Isso não é amor e nunca será. Entenda: Você é importante, seu aniversário é importante, seus sonhos são importantes, e principalmente, o seu sorriso é muito importante.

 

fonte: osegredo

Gostou do artigo? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *