11 Maneiras de aumentar a serotonina em seu cérebro (naturalmente)!

Baixos níveis de serotonina influenciam tudo, desde o apetite até o ciclo do sono, memória, desejo, humor.

Vejamos 11 maneiras poderosas de aumentar o seu bem estar mental, foco e motivação, aumentando imediatamente os níveis deste neurotransmissor:

1.Obtenha mais triptofano

Em primeiro lugar, você precisa saber o que é triptofano. É um aminoácido vital na produção de serotonina, por isso, se você aumentar a sua ingestão dietética, terá dias mais felizes. Alguns dos melhores alimentos para comer incluem carnes magras, ovos e laticínios, mas não se preocupe se você estiver em uma dieta vegana! Nozes e sementes também são embaladas com triptofano.


2.Marque uma massagem

Você deve sentir que uma massagem pode influenciar o seu humor, mas provavelmente não sabe que este não é apenas resultado do trabalho com a tensão muscular. Pesquisas sobre como a massagem muda a química do corpo sugerem que os níveis de serotonina frequentemente atingem o pico após uma sessão, provavelmente devido a uma redução de 30% no cortisol. Quando muito deste hormônio está circulando em torno de seu sistema, seu cérebro é realmente bloqueado de produzir a quantidade certa de serotonina.


3.Aumente seu consumo de vitamina B

Toda vitamina da família B te ajuda a se sentir bem e desempenha um papel em manter seu corpo em forma, mas existem duas particularmente úteis quando se trata da produção de serotonina – vitaminas B12 e B6. Há provas de que a suplementação de vitamina B pode ajudar a tratar a depressão na população idosa. A maioria das pessoas se beneficia de uma dose de cerca de 50-100mg por dia, mas verifique com o seu médico (e não tenha medo de pedir um exame de sangue no caso de ter uma deficiência de vitamina subjacente).


4.Absorva a luz do sol

Sempre que você está sob a luz do sol, inicia a produção de serotonina do seu cérebro. Isso é válido mesmo se o sol estiver coberto por nuvens, então não há desculpa! Faça o seu melhor para passar pelo menos 20-30 minutos fora todas as manhãs ou tardes – esta é uma grande oportunidade para ir a algum lugar bonito, ou apenas refletir enquanto ouve suas músicas favoritas.


5.Adicione mais magnésio à sua dieta

O magnésio influencia o equilíbrio de serotonina e também ajuda a controlar a pressão arterial e regular a função nervosa. Na forma de suplemento, ajuda alguns pacientes a se recuperarem de episódios depressivos. Para adicionar mais magnésio a sua dieta, busque alimentos como folhas verdes escuras, peixes, bananas e feijão.


6.Encontre formas de ser mais positivo

Aumentar os níveis de serotonina do cérebro não é apenas sobre coisas externas, como dieta e ambientes. Estudos psicológicos mostram que você também pode influenciar a produção de neurotransmissores, trabalhando para mudar sua atitude com a vida. Descubra o que faz você se sentir bem sobre si mesmo e o mundo ao seu redor, e faça mais disso! Bons exemplos incluem socializar com pessoas que você ama, reservar uma hora por dia para um passatempo inspirador, visualizar um evento feliz e manter um diário de gratidão.


7.Reduza o consumo de açúcar

Curiosamente, um dos principais sintomas de baixa serotonina é o desejo por alimentos açucarados, isso é porque a insulina é necessária para fabricar alguns dos componentes da serotonina. Infelizmente, esse aumento no consumo de açúcar é contraproducente, já que normalmente leva a uma queda de humor (contrabalançando os benefícios dos neurotransmissores úteis que você acabou de produzir). Proteja-se de doenças como diabetes e doenças cardíacas e concentre seus esforços em maneiras mais saudáveis ​​de aumentar a serotonina.


8.Meditação

Sim, meditação surge em todo texto sobre bem-estar! No entanto, existem razões boas, baseadas em evidências para isso – meditar realmente pode ajudar praticamente todas as áreas de sua vida. Os níveis de serotonina aumentam em resposta a qualquer forma de meditação que eleva 5-HIAA, um ácido que o cérebro precisa ao produzir serotonina. Como um bônus, a meditação combate a influência dos hormônios do estresse, que não só faz você se sentir mais feliz, mas também reduz a inflamação desnecessária no corpo.


9.Exercitar-se com mais frequência

Qualquer coisa que faça seu coração bombear pode elevar seus níveis de serotonina, e as endorfinas associadas fazem você se sentir fantástico, também. Pense fora da caixa para encontrar tipos de exercícios que realmente te divertem – por exemplo, troque a esteira por correr no parque, fazer aula de dança ou aeróbica aquática.


10.Obter mais vitamina C

Embora a vitamina C não pareça ser tão crucial para a serotonina como as vitaminas do complexo B, algumas pesquisas emergentes mostram uma conexão cada vez mais forte com o humor. Por exemplo, alguns estudos indicam que a vitamina C tem propriedades antidepressivas naturais, e um grupo de cientistas descobriu que as pessoas que aumentaram a vitamina C se sentiram mais felizes em apenas uma semana. Isso pode não só ser a serotonina, mas também o papel da vitamina C na produção de outros neurotransmissores como a dopamina e a epinefrina – ambos nos fazem sentir-nos bem. Laranjas, pimentões, tomates e folhas verdes são opções excelentes se você quiser obter mais vitamina C.


11.Pratique o autocuidado para reduzir o estresse

Se você é o tipo de pessoa que coloca os outros em primeiro lugar, toma muita responsabilidade e está constantemente trabalhando, comece a procurar maneiras de priorizar o autocuidado em sua semana e vai produzir mais serotonina. O autocuidado significa coisas diferentes para cada um, você pode fazer uma lista de dez coisas que fazem você se sentir verdadeiramente feliz!


* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

 

Fonte: Life Hack

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *