Dieta DASH: conheça os benefícios dessa dieta saudável

A dieta DASH tem se tornado uma grande aliada no combate à hipertensão, no entanto, essa dieta também pode ajudar a perder peso, desde que seja feita de maneira correta.

Dieta DASH: o que é?

A sigla DASH é uma abreviação de Dietary Approaches to Stop Hypertension, que quer dizer “Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão”.

Essa dieta surgiu a partir de um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos. Esse estudo teve apoio do National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI).

dieta DASH para emagrecerAtualmente essa dieta é considerada uma estratégia não medicamentosa muito promissora no que diz respeito ao combate à hipertensão e também na prevenção de problemas graves como o AVC.

A grande vantagem da dieta DASH é que ela é de baixo custo, fácil de seguir, não restringe grupos alimentares, e não provoca efeitos colaterais.

Além disso, ela é reconhecida pela comunidade científica.

Mas como funciona a dieta DASH?

Essa dieta recomenda o consumo de alimentos saudáveis, como frutas, produtos lácteos que tenham baixo teor de gordura, verduras, aves, peixes e cereais integrais. Também recomenda diminuir o consumo de doces, sal, açúcares e carne vermelha.

Um plano alimentar fundamentado na dieta DASH proporciona uma alimentação rica em fibras, cálcio, magnésio e potássio. Isso contribui para diminuir a pressão arterial, reduzindo os riscos de problemas como AVC e doenças cardiovasculares.

Veja abaixo como deve ser a alimentação de acordo com as recomendações da dieta DASH original:

  • Frutas: 4 a 5 porções por dia
  • Vegetais: 4 a 5 porções por dia
  • Leite e derivados (com baixo teor de gordura): 2 a 3 porções por dia
  • Carnes magras, peixes e frango: menos de 180 gramas por dia
  • Óleos e gorduras: 2 a 3 porções por dia
  • Sementes e oleaginosas: 4 a 5 porções por semana
  • Açúcares: menos de 5 porções por semana
  • Sal: aproximadamente 6 g por dia (3000 mg)
  • Grãos integrais: 6 a 8 porções por dia

* Recomendações para uma dieta de 2100 kcal/dia.

Como emagrecer com a dieta DASH?

Apesar da dieta DASH não ter sido criada com o objetivo de proporcionar perda de peso, ela pode ser utilizada por quem deseja emagrecer.

Essa dieta é interessante porque proporciona uma alimentação saudável e balanceada, portanto, ela traz vários benefícios para a saúde.

É importante lembrar que uma alimentação balanceada e saudável proporciona mais disposição para realizar as atividades diárias, e ajuda a reduzir e a manter o peso ideal.

Para utilizar a dieta DASH para emagrecer é necessário elaborar um plano alimentar com redução calórica. Esse plano, quando elaborado corretamente, pode ser seguido por toda a vida.

Para elaborar esse plano é importante que você procure orientação de uma nutricionista, no entanto, você pode começar a sentir o gostinho da dieta DASH hoje mesmo. AQUI tem uma sugestão de cardápio de 6 dias baseado no estilo DASH. Com esse cardápio você pode emagrecer até 2 kg em apenas 1 semana, e sem precisar passar fome!

Além de seguir a dieta DASH, é importante também que você abandone os hábitos sedentários, e comece a se exercitar regularmente. Deixe a preguiça de lado e viva com mais saúde e felicidade.

fonte: emagrecimentourgente

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